Visitar Florianópolis, Santa Catarina - Brasil

São aos milhares as pessoas que todos os dias, durante todo o ano mudam sua vida para viver em Florianópolis, a capital de Santa Catarina, no Brasil.

Alcino Gabriel, Jorge Bartolomeu, Guianni Leonida são apenas o nome das mais de 20 pessoas que conhecemos que visitaram Santa Catarina e ficaram. Vieram de férias para descansar, para conhecer, porque ouviram falar que era muito bonito, e quando regressaram a casa, perceberam que algo tinha mudado nas suas vidas.

florianopolis

Santa Catarina tem o efeito de enfeitiçar as pessoas que visitam. É mágica a força que se junta ao visitante e não larga enquanto o visitante não retorma a Santa Catarina para se tornar um morador!

Florianópolis é a capital de Santa Catarina...

Florianópolis, em Santa Catarina é normalmente o local escolhido para morar. Apesar de existirem locais espetaculares em todo o estado, é na ilha de Florianópolis que a maioria dos visitantes escolhe para ser a sua "base". Provavelmente por estar perto, central e existir de tudo lá. Em Florianópolis existe comércio, existe movimento todo o ano. Os imóveis são para todos os gostos. Desde bairros calmos, tradicionais frente ao mar, como Santo António de Lisboa e Cacupé, no noroeste da ilha, a condomínios frente mar, em plena marginal, bem perto onde a cidade é mais movimentada com escritórios e hoteis de negócios com salas escolhidas como centro de encontro e conferências para grandes empresas nacionais e internacionais, teatros e escolas, shoppings e um lindo calçadão na marginal frente ao mar, onde passear e fazer desporto é um hábito contante dos moradores.

Video de Florianópolis, Beira Mar Norte (por HHATTORI)

Florianópolis tem Bairros no meio da natureza bem perto de dunas e praia, como Campeche no Sudeste da ilha ou Santinho e Ingleses no nordeste da ilha. No sul, perto da calma das praias tradicionais de pesca, como Armação, Matadeiro, Açores ou Pântano do Sul.

pantano-do-sul

(Fotografia do Pântano do Sul e Açores em Florianópolis, tirada do Morro da Coroa)

Numa zona bem no coração de Florianópolis, onde tem uma mistura de tudo, está a Lagoa da Conceição.

Lagoa da Conceição une ao mar pela Barra da Lagoa, onde existe uma povoação piscatória com esse mesmo nome... Barra da Lagoa.

(clip de video da Barra da Lagoa, com som da natureza)

A Lagoa da Conceição é composta por duas partes: a Lagoa da Dentro e a Lagoa de Fora. Na Lagoa de Dentro é possível desfrutar do alojamento das varias pousadas, bares e restaurantes que promovem a diversão e afluência dos turistas.

centrinho-lagoa-da-conceicao

Foi aqui que em 2002, um turista Italiano que visitou a ilha, se apaixonou pelo ambiente e ficou a viver. Quando questionamos Guianni Leonida, o proprietário de uma simpática pousada perto do "Centrinho" sobre o porquê de ter deixado a Europa e ficado a morar ali, ele respondeu:

- É lindo isto aqui, não é?!

É verdade. É lindo. É um sitio lindo, com uma energia fantástica, e que até um turista que observava a chuva comentou... "Até a chover a ilha é linda!"

Em Florianópolis existe tudo para todos os gostos. Imóveis, Desporto, Cultura... tudo. É uma ilha completa!

No norte da ilha, em Jurerê Internacional encontra os Bairros de praia mais cosmopolitas, onde existe muita festa badalada e mansões bem ao estilo americano. Em temporada de festas, é o Glamour que toma conta do bairro...

Jurerê Internacional (por HHATTORI)

Mais abaixo, a sul da cidade de Florianópolis, temos a costa sudoeste, onde encontramos os melhores restaurantes da ilha para apreciar e degustar os melhores frutos do mar. A especialidade da ilha são as Ostras, que pode encontrá-las em praticamente todos os restaurantes perto da costa, e degustá-las mesmo ao sabor do sol na praia. No entanto é em Ribeirão da ilha que vai encontrar um restaurante que recomendo, porque amei... o Ostradamus.

ostras-do-ostradamus

(ostras com gêngibre e mel)

Com um cardápio de fazer crescer água na boca, o Ostradamus tem uma história. Começou por ser um bar que servia cachorros quentes e águas de côco aos turístas que visitavam Ribeirão da Ilha, e cresceu para se tornar em um dos melhores restaurantes de frutos do mar da ilha de Florianópolis...

ostradamus, restaurante frutos do Mar

Em toda a ilha, ou melhor, por todo o estado de Santa Catarina, vai poder encontrar viveiros de ostras.

Mas Santa Catarina não tem só Florianópolis. Tem cidades bem diferentes e bem perto que vale a pena visitar.

A norte da ilha, a cerca de 70km existem cidades a não perder: Porto Belo, Bombinhas e Balneário Camboriú.

Porto Belo e Bombinhas são os municípios que integram a península que abriga as belas praias da "capital do mergulho" em Santa Catarina. Com suas águas calmas e fundos transparentes, nesta península é possível desfrutar de praias para todos os gostos. Entre as praias mais conhecidas estão Porto Belo, Bombas e Bombinhas, Sepultura, Mariscal, Canto Grande, Zimbros e Quatro Ilhas. Existem outras mais que valem a pena visitar.

praia-do-mariscal-e-canto-grande

Perto de Bombinhas, passamos a Balneário Camboriú. Uma cidade de aproximadamente 110.000 habitantes.

Balneário Camboriú é uma cidade de Condominios altos à beira mar, bem em cima de uma praia de areal extenso. Conhecida pela sua extensa marginal na praia, e pela avenida do Brasil, onde é possível encontrar as melhores lojas que fazem as maravilhas das senhoras e senhores que adoram compras.

balneario-camboriu

A norte de Balneário Camboriú existe o Morro do Careca, que separa Balneário Camboriú de uma paradisíaca praia. A praia Brava.

praia-brava-itajai

A sul, Balneário Camboriú tem a marina e o bondinho, que permite passar o morro para as praias do sul, como o Pinho, uma praia para naturistas, e outras maravilhosas praias ao lado.

Em Balneário Camboriú vai encontrar luxuosas coberturas em Condominios de mais de 40 andares de altura.

Ainda no norte de Santa Catarina temos típicas cidades, como Blumenau, uma cidade tipicamente alemã, fundada em 1850 por Hermann Bruno Otto von Blumenau, que chegou em um barco acompanhado de outros dezessete colonos alemães.

blumenau

Joinville, a cidade do estado com o maior número de habitantes, perto de 510.000. Joinville é uma cidade fundada pelo povo alemão, no Ano de 1851. Atualmente a cidade possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) entre os municípios brasileiros. Joinville ostenta os títulos de Manchester Catarinense (devido ao seu desenvolvido parque industrial), Cidade das Flores, Cidade dos Príncipes, Cidade das Bicicletas e Cidade da Dança.

Itajaí uma cidade litoral com perto de 388.000 habitantes, é conhecida por abrigar o maior porto marítimo do estado.

Existem ainda outras cidades no norte do estado que falem a pena visitar, como Pomerode...

A sul da ilha de Santa Catarina, no município de Palhoça, encontramos a conhecida praia Guarda do Embaú.

guarda-do-embau

Quando chegamos a Guarda do Embaú encontramos uma vila piscatória e ao fundo avistamos a praia, que tem acesso pelo Rio Madre.

A praia de Guarda do Embaú é um paraíso... mais um em Santa Catarina.

praia-guarda-do-embau

À medida que vamos viajando mais para sul, encontramos locais de sonho. A aproximadamente 60km ao Sul de Florianópolis chegamos à cidade de Garopaba.

praia-de-garopaba

Aqui é possível caminhar na avenida desde a entrada da cidade até encontrar a praia. Nessa avenida vai encontrar comércio variado, desde restaurantes a mega lojas de grandes marcas de roupa de praia, biquinis e material de esporte, que mantém suas fábricas perto dai, como a conhecida Mormai ou a Coral Biquinis. Para fazer o gosto ao palato, destacamos um restaurante Uruguayo de apresentação simples, mas com a comida divinal. A simpatia da proprietária e do staff faz com que se sinta em casa... Este restaurante encontra-se numa esquina a 40 metros da praia. Aqui é o local onde pode desfrutar de uma verdadeira Parrillada Uruguaya.

Perto de Garopaba tem praias de sonho. Se tomar uma estrada à esquerda, logo na entrada da cidade, vai percorrer uma estrada por alguns km, passar por dunas até chegar à praia. Aí vai encontrar a praia do Siriú.

praia-do-siriu

Uma praia com uma extensão muito grande, que com dunas na parte de trás, permite desfrutar de belas caminhadas.

dunas-do-siriu

Para os mais aventureiros é possível caminhar do Siriú até à praia de Garopaba. São 5,5 km de caminhada pela praia com um obstáculo. As pedras do Siriú, que terá que passar pela trilha e voltar à praia, se quiser chegar até à povoação de Garopaba pela praia.

Perto de Garopaba vai encontrar mais praias de grande beleza. A praia da Ferrugem, fica depois de uma simpática povoação. Com um areal muito grande para chegar até ao mar, a praia da Ferrugem está na área de proteção ambiental da Baleia Franca.

praia-da-ferrugem

Praia do Rosa, a não perder. De areais finos de cor branca, banhados de natureza e belezas naturais, a praia do Rosa é um refugio para quem quer "viajar" a outra dimensão. Com suas pousadas literalmente colocadas no meio da natureza, e num local onde a simpatia reina, é um local ideal para recargar baterias em férias ou mesmo num fim de semana, e desfrutar da energia positiva que oferece.

praia-do-rosa

Para as senhoras que visitam praia do Rosa, não podem perder a visita à fabrica de biquinis da famosa marca "Coral Biquinis", que faz qualquer mulher perder a cabeça com a variedade de modelos e estampas. Os homens também perdem a cabeça ao ver as senhoras "vestidas"!

A fábrica da Coral Biquinis, a conhecida marca de biquinis brasileiros produzidos na praia do Rosa, tem um Show Room de 2 pisos completos. São milhares de biquinis expostos, para todos os gostos... Se é mulher, vale a pena visitar. Vai gostar!

coral-biquinis

(Fábrica e Loja da Coral Biquinis, na praia do Rosa)

Santa Catarina tem muito mais do que praias, lagoas, surfe, boa vida, festas, badalada, tradição, lojas, restaurantes de frutos do mar, cidades cosmopolitas, bairros tradicionais, oportunidades de sucesso profissional, oportunidades de negócio, bairros nobres, bons hoteis e pousadas, imóveis, casas frente ao mar, apartamentos na primeira linha da praia, coberturas de luxo... tem muito mais, mas ainda falta uma coisa. A sua visita.

Visite Santa Catarina, vai ver que vai amar!

Imobiliária Florianópolis < Homepage do Blog Viver Santa Catarina Visitar Florianópolis