Conheça as maravilhas de Florianópolis

Voltar ao Início Florianópolis Cultura e Patrimônio

Cultura e Patrimônio Florianópolis

fortaleza-sao-jose-ponta-grossa-florianopolis

Forte de São José da Ponta Grossa

Localizado na rua Geral, praia do forte, Jurerê Internacional

Estrategicamente situada no alto de um morro está a fortaleza de São José da Ponta Grossa. Ao lado da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, constitui o terceiro vértice do sistema triangular de defesa da ilha, de meados do século XVIII. Entre seus edifícios, um dos mais significativos é a "Casa do Comandante", geminada ao "Paiol de Pólvora", onde importantes documentos foram assinados. Logo abaixo, localiza-se o Quartel da Tropa com a Cozinha anexa. Hoje, esses espaços são ocupados por artesãs de rendas de bilros, que trabalham ali e recebem os muitos visitantes que exploram as fortalezas situadas em ilhas. Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 9h às 18h. 

Veja mais sobre Forte de São José da Ponta Grossa

centro-florianopolis

Centro histórico de Florianopolis

O Centro Histórico de Florianópolis está repleto de edifícios e monumentos (igrejas, fortes, palácios, museus e parques) de diferentes estilos arquitetônicos, como a Catedral Metropolitana. Mas, diferente do que se espera de um Centro Histórico, esse não vive apenas de arquitetura. Bares e barracas de artesanato presentes no Mercado Público Municipal e na Casa da Cultura enriquecem ainda mais o passeio, deixando-o cheio de opções de compras e descobertas gastronômicas.

Vale a pena passar por lá.

Centro histórico de Florianopolis

Fortaleza-de-Santa-Cruz-de-Anhatomirim-florianopolis

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Fortaleza de Santa Cruz está situada na ilha de Anhatomirim.

A Fortaleza de Santa Cruz, foi a principal fortificação do antigo sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina. O sistema era composto ainda pelas fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi restaurado nas décadas de 70 e 80. É hoje um dos maiores e mais bem conservados conjuntos arquitetônicos militares do Brasil.

Fortaleza de santa Cruz

fortaleza-de-ratones

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

Localizada na Ilha de Ratones Grande, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones começou a ser construída em 1740.

Com duas baterias de canhões armadas com 14 peças de artilharia, funcionava como um dos vértices do sistema triangular de defesa da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina. Tombada como patrimônio Histórico e Cultural em 1938, passou por uma bela reformulação em 1980. Informações de acesso: Serviços de escunas partem de diferentes pontos da cidade: próximo à Ponte Hercílio Luz, Trapiche da Beira Mar Norte e da Praia de Canasvieiras. Ainda é possível chegar ao local pela praia de Sambaqui, localizada a 15 km do centro de Florianópolis. No local, denominado Ponta do Sambaqui, há barqueiros que fazem a travessia de aproximadamente 3 quilômetros.

Horário de funcionamento: Fora da temporada (de abril a novembro), diariamente, das 9h às 17h. Na temporada (de dezembro a março), diariamente, das 8h às 19h.

veja mais sobre Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

ponte-hercilio-luz

Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz foi construída em 1926, para ligar a parte continental de Florianópolis à ilha de Santa Catarina. Hoje, os 819 metros de comprimento e as torres de 75 metros acima do nível do mar formam o principal cartão-postal de Florianópolis. A estrutura de aço pesa cerca de cinco mil toneladas e abriga em sua cabeceira um mirante, o Museu da Ponte e o Parque da Luz. Há alguns anos, a ponte foi permanentemente fechada para tráfego. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico.

Veja mais sobre a Ponte Hercílio Luz

figueira-centenaria-praca-xv-novembro

Figueira Centenária em Florianópolis

A Figueira centenária de Florianópolis está localizada na praça XV de Novembro, frente à Catedral Metropolitana, no centro de Florianópolis. É uma árvore com história, fazendo parte dos pontos turísticos que vele a pena visitar... Dizem que ela teria nascido en 1871 dentro de um pequeno jardim circular. Segundo a supertição local quem rodeá-la várias vezes atrairá para si sorte, riqueza e casamento...

Figueira Centenária em Florianópolis

santo-antonio-de-lisboa-florianopolis

Santo Antônio de Lisboa

Localizado a 13 km do centro de Florianópolism entre a praia do Sambaqui e Cacupé

Santo Antônio de Lisboa fica a noroeste da Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis. Foi uma das primeiras comunidades fundadas por imigrantes açorianos quando chegaram à ilha, na metade do século XVIII. Hoje a região é porto e posto de alfândega, e é conhecida como reduto de belas construções e paisagens. Lá foram conservados costumes tradicionais, como a Festa do Divino Espírito Santo, o Terno de Reis e o Cacumbi.

O passeio também pode ser aproveitado para se deliciar com os restaurantes que servem os frutos da pesca local e para comprar artesanatos de cerâmica e rendas de bilro.

Santo Antônio de Lisboa

ribeirao-da-ilha-florianopolis

Ribeirão da Ilha

O nome Ribeirão da Ilha surgiu de um pequeno rio que ficava no local onde se instalou uma comunidade. A região, que já chegou a ser habitada por seis mil açorianos na época da colonização, tem muitos atrativos. São várias praias pequenas, de águas claras e areia grossa, ideais para banhistas. As casas mostram bem os costumes portugueses, com paredes rosas e janelas amarelas ou brancas.

A região é palco ainda da tradicional Festa do Camarão, e abriga a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão e o Museu Etnológico do Ribeirão, típicos destinos turísticos de Florianópolis.

Veja mais sobre o Ribeirão da Ilha

Museu-de-Armas-Major-Lara-Ribas-florianopolis

Museu de armas Major Las Ribas

situado na Avenida Beira Mar Norte, Osvaldo Rodrigues Cabral, 525, Centro, Florianópolis - SC. 88015-710

O Museu das Armas teve origem na Segunda Guerra Mundial, a partir da seleção de objetos e armas, posteriormente doadas a Força Pública, atual Polícia Militar. Após várias mudanças, hoje está situado numa área de beleza privilegiada no centro de Florianópolis, margeando o Forte Sant’Anna sob a cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, o mais famoso cartão-postal da cidade. Seu acervo é composto por armas históricas selecionadas pelo Major Lara Ribas entre os anos de 1938 a 1945, além de réplicas de fardas, fotografias, insígnias e outros objetos.

Atualmente, o Museu tem como principal objetivo resgatar a História da Polícia Militar.

Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 17h.

Veja mais sobre o Museu de armas Major Las Ribas

Museu-Etnografico-Casa-dos-Acores-biguacu

Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu

A Casa dos Açores - Museu Etnográfico é um conjunto arquitetônico em estilo colonial situado em Biguaçu, antiga Vila de São Miguel. Foi criada em 1976, através da união da Chácara e do Sobrado, que compunham o conjunto formado ainda por uma Capela e um Aqueduto, datados do século XVIII. Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural, possui diversas espécies botânicas da Mata Atlântica e um acervo de livros especializados e documentos históricos. Além disso, estão lá expostos artesanato dos Açores e do litoral catarinense, fotografias, objetos e móveis de época, doados pelos antigos proprietários do sobrado. Horário de funcionamento: terça a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h; sábados e domingos das 8h às 12 e das 13h às 17h. 

Museu Etnográfico Casa dos Açores

Museu-Historico-de-Santa-Catarina-Palacio-Cruz-e-Sousa

Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa

Situado na Praça XV de Novembro, 227- Centro.

O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa é uma viagem de volta ao passado. O Palácio foi palco de bailes e solenidades históricas, como as visitas de D. Pedro I e de D. Pedro II. Hoje é um exemplar da arquitetura eclética do final do século XIX, com um projeto que conciliou o barroco e o neoclássico. O interior é de tirar o fôlego: as escadarias de mármore de Carrara, o vitral Art Nouveau da sala de jantar e o trabalho de marchetaria portuguesa no assoalho valem cada minuto da visita.

Na parte externa, estátuas do artista italiano Gabriel Sielva também supreendem.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 13h às 19h; domingos e feriados, das 15h30 às 19h.

Veja mais sobre o Museu Histórico de Santa Catarina

Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS)

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Bairro Agronômica.

O Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (localizado dentro do Centro Integrado de Cultura - CIC) é um importante espaço de preservação e divulgação de material audiovisual relevante, especialmente no que diz respeito à Santa Catarina. Seu extenso acervo - 5 mil negativos P/B e colorido, slides, fotos, documentários em 16 mm, filmes super 8, discos, livros, revistas, folders e cartazes - está à disposição do público, assim como cursos nas áreas de sua especialidade.

Um constante intercâmbio com entidades relacionadas mundo afora mantém o museu sempre atualizado.

Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS)

museu-arqueologico-costao-santinho

Museu Arqueológico ao ar Livre Costão do Santinho

Com mais de 60 mil visitas por ano, o Museu Arqueológico ao Ar Livre Costão do Santinho oferece uma verdadeira viagem no tempo. Amostras de inscrições rupestres gravadas nas rochas dividem espaço com oficinas líticas, feitas entre um e quatro mil anos atrás. O próprio nome da praia tem origem numa dessas inscrições, cujo formato lembra o de um santo pequeno. Além dos "desenhos" e das figuras em baixo relevo, as pedras também apresentam partes lisas, onde populações primitivas afiavam seus instrumentos.

Muito bem organizado, o roteiro de visitação é todo calçado e conta com sinalização, sempre visando a comodidade dos visitantes.  

Veja mais sobre o Museu Arqueológico ao ar Livre Costão do Santinho

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Cultura e Patrimônio