Conheça as maravilhas de Florianópolis

Voltar ao Início Florianópolis Cultura e Patrimônio Centro histórico de Florianópolis

Centro histórico de Florianópolis

alfandega-centro-florianopolis

Morando ou visitando Florianópolis, sempre nos surpreendemos com a dramática diferença entre os bairros e o centro.

Ao chegar ao centro da Ilha, temos a sensação que atravessamos o túnel do tempo.

Enquanto os bairros mostram e vivem com tranqüilidade, o centro mostra-se fortemente agitado e cheio de transeuntes. Nos bairros podemos ainda ver fazendas de gado ou de cavalos, mas ao passarmos pelo túnel, vindo do sul da ilha ou ao atravessarmos a SC 401, vindo do norte da ilha, encontramo-nos longe do bucólico. Encontramos uma metrópole que oferece as mais variadas vantagens e serviços a quem precisa. Ali concentram-se bancos, os mais variados, o comércio em geral grandes shoppings, clínica, hospitais de grande porte, concessionárias de todos os tipos, grande concentração de hotéis, museus, igrejas para visitação e teatros. O centro é o coração político da cidade e do Estado. Encontramos a Prefeitura, a Assembléia e o Fórum, em seus respectivos e grandiosos prédios.

Porém nem só de movimento e agitação vive o centro da cidade. Podemos também desfrutar de grande conhecimento histórico e visitar os cartões postais da cidade, como o Mercado Público e a Ponte Hercílio Luz, no passado a única ligação entre a Ilha e o Continente, inaugurada em 1926. No Mercado Público o visitante desfruta de possibilidade de compras, de música e alegria. Podemos sentar em uma das mesas do lado de fora, apreciar um prato típico e escutar uma boa música. São importantes pontos turísticos não naturais da Ilha, mas que representam a história, o passado, a fundação da cidade por Francisco Dias Velho.

Existiram alterações da paisagem no centro após o aterro da Baía Sul. Antes, o mar batia suas ondas no mercado Público. Hoje ele encontra-se a uma considerável distância, pois deu lugar ao tráfego e construções de terminais urbanos Outra modernização foi a construção de novas pontes, a Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, o que propiciou uma melhor comunicação da Ilha com o Continente.

Quando se pensa em centro de cidade, logo se pensa em compras, trânsito engarrafado e barulho. Em Florianópolis, não é bem assim, aqui nós temos, além das compras, cultura, lazer e mesa farta. O passeio pelo centro é garantia de ótimas compras de produtos artesanais típicos a Ilha, em cerâmica, na Casa da Alfândega, onde a história da Ilha está sempre presente. Outro atrativo é conhecer o patrimônio histórico, um dos mais interessantes do país, com dezenas de pontos a serem visitados como igrejas, a Catedral, Museu, Palácio, a Praça da Figueira, Fortalezas, Ponte Hercílio Luz, sem falar no conhecido e badalado Mercado Público, outro cartão postal da cidade com suas dezenas de bares e restaurantes. Reserve uma manhã de sábado e vá ao Box 32, ao lado dos "manezinhos" para se deliciar com os bolinhos de bacalhau mais famosos da Ilha, além de pastéis de camarão, e as famosas ostras frescas ao molho de champanhe. A cachaça artesanal com aroma de gengibre acompanha esses deliciosos pratos.

O centro da cidade passa por uma profunda e rigorosa revitalização, trazendo de volta aos moradores a beleza e o bucolismo de épocas passadas. A idéia é transformar a capital em referência nacional em trabalhos artesanais, iniciando a reforma na Casa da Alfândega e criando novas atividades culturais para o Largo da Alfândega. O Mercado Público passará por melhorias para incentivar o turismo ainda mais e beneficiar os donos de lojas e os usuários.

Localização do Centro de Florianópolis{/

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Cultura e Patrimônio Centro histórico de Florianópolis