Conheça as maravilhas de Florianópolis

Voltar ao Início Florianópolis Cultura e Patrimônio Fortaleza Santo Antônio de Ratones

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

fortaleza-de-ratones-na-ilha-de-ratones

Existem 2 Ratones na Ilha de Florianópolis. O bairro Ratones, entre a Vargem Pequena e Santo Antônio de Lisboa, no norte da ilha e a Fortaleza de St Antonio de Ratones, uma monumental Fortaleza, datada do século XVIII, localizada na Ilha de Ratones Grande, na Baía Norte, Florianópolis, Santa Catarina. O meio de se chegar e conhecer esta Fortaleza é de barco tipo escunas, que levam mos moradores e turistas para um passeio pelas ilhas da região, partindo de diferentes pontos da cidade: próximo à Ponte Hercílio Luz, Trapiche da Beira Mar Norte e da Praia de Canasvieiras. Ainda é possível chegar ao local pela praia de Sambaqui, localizada a 15 Km do centro de Florianópolis.

A Fortaleza é cheia de história e de beleza imensa. Propicia aos turista belos passeios, almoço e parada para mergulho.

Em 1938, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, porém a fortaleza já se encontrava em ruínas. Esforços foram feitos, mas sem uma política séria,  permaneceu em ruínas até  1982, quando uma uma grande campanha pública, e esforços de empresários, universitários, professores e  voluntários, realizaram a limpeza das instalações da fortaleza, o que muto colaborou para sua conservação. Posteriormente a  Universidade Federal de Santa Catarina  gerencia a fortaleza, juntamente com o IPHAN, num belo  "Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina - 250 anos na História Brasileira.

A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones compõe a terceira fortaleza erguida para proteção da Ilha de Florianópolis no século XVIII.

Hoje é a mais íntegra das 3 fortalezas da Ilha de Florianópolis.

Localizada na Ilha de Ratones Grande, esta fortaleza ainda lembra as construções medievais, com sua ponte elevadiça, fonte de água e aqueduto.

Sua construção se iniciou em 1740 e terminou em 1744. Envolvida pela Mata Atlântica e trilhas, permite o visitante sentir a integração entre floresta, trilhas e vida marinha, com suas respectivas fauna e flora.

Depois da invasão espanhola em 1777, a fortaleza foi abandonada em sua missão principal e tornou-se local para tratamento e isolamento de doenças contagiosas que assolavam a região naqueles tempos. Tal como referimos anteriormente, a Fortaleza ficou em ruínas durante mais de duzentos anos. Em 1990 a Universidade Federal de Santa Catarina iniciou sua restauração e hoje é um ponto turístico imperdível.

Além de um local cheio de beleza e história do nosso povo, a Fortaleza de Ratones tornou-se um ponto turístico importante, merecendo uma visitação dos turistas, que poderão aprender e se surpreender com a natureza local.

Para visitar a Forlaleza de Ratones pegue uma das escunas que saem da Baía Sul, no centro da Ilha ou de Canasvieiras.

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Cultura e Patrimônio Fortaleza Santo Antônio de Ratones