Conheça as maravilhas de Florianópolis

Voltar ao Início Florianópolis Cultura e Patrimônio Forte São José da Ponta Grossa

Forte São José da Ponta Grossa

fortaleza-sao-jose-ponta-grossa

O Forte São José da Ponta Grossa forma o terceiro do triângulo de proteção idealizado pelo brigadeiro militar português José da Silva Paz.

Teve seu início de construção também por volta de 1740 e seu término 5 anos depois. Foi uma das fortalezas menos utilizadas, e depois da invasão espanhola seu sistema de defesa que já era precário, caiu em descrédito e foi desativada, ficando por muito tempo entregue ao abandono e depredação de todo tipo. Mas o processo de restauração aconteceu nos anos de 1991 e 1992, e hoje podemos visitar o forte que possui inúmeras lembranças daqueles tempos, como o edifício que foi a Casa do Comandante, a Casa da Guarda, Paiol de Pólvora, o Quartel da tropa, calabouço, entre outros.

A porta original de acesso possuía uma ponte elevadiça e a entrada lateral era coberto por uma abóbada em alvenaria e tijolos, hoje, infelizmente, já desaparecidas.

Vale a visita, pois este local possui um dos mais belos cenários paisagísticos e arquitetônicos de Florianópolis e pode ser visitado diariamente.

O Forte se localiza ao norte da Ilha de Florianópolis, entre as praias de Jurerê e do Forte, a 25 Km do centro.

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Cultura e Patrimônio Forte São José da Ponta Grossa