Conheça as maravilhas de Florianópolis

Ponte Hercílio Luz

ponte-hercilio-luz

Quem chega em Florianópolis logo se depara com a Ponte Hercílio Luz. Quem sai, não se cansa de olhar e pensar: breve estarei de volta. Quem mora na Ilha, sabe a beleza e a importância desta ponte para a cidade. a Ponte Hercílio Luz é o cartão postal de Florianópolis e embeleza a cidade desde 1926, quando foi inaugurada. Sua construção começou em 1922, e depois de 4 anos e 5 mil toneladas de aço, suas luzes brilham a noite toda em todos seus 900m de comprimento e encantam os visitantes.

O nome Hercílo Luz é homenagem ao governador do Estado que incentivou este projeto e construção. Infelizmente este idealizador não viu seu projeto pronto, pois veio a falecer na metade da obra, em 1924.

Antes da construção da ponte, os moradores de Florianópolis dependiam exclusivamente das balsas para atravessar da Ilha para o Continente e o serviço era muito ruim, as balas não possuíam sequer cobertura para proteger os moradores do sol e da chuva.

Em 1982 ela foi fechada por motivos de segurança, pois o tráfego e automóveis crescia consideravelmente na Ilha e desde seu fechamento ela se tornou apenas o cartão postal, servindo como referência e embelezando a cidade.

No seu aniversário de 71 anos, ela foi oficialmente tombada e se tornou patrimônio histórico e artístico.

Sua localização é bem no centro da cidade, ao lado do Terminal Rodoviário Rita Maria. Possui um mirante à sua cabeceira, com uma das mais belas vistas panorâmicas da Ilha.

Pode ser vista de vários pontos de Florianópolis, do Campeche ao norte da Ilha, sempre nos encantando com sua imponência e requinte.

 

Localização da Ponte Hercílio Luz

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Cultura e Patrimônio Ponte Hercílio Luz