Conheça as maravilhas de Florianópolis

Ribeirão da Ilha

ribeirao-da-ilha

Ribeirão da Ilha é o local onde chegaram os primeiros moradores da ilha vindo dos Açores apartir de 1748.

O Ribeirão da Ilha dista 36 Km do centro de Florianópolis. O local é um dos mais antigos e tradicionais da Ilha de Florianópolis, e ainda conserva traços marcantes da cultura açoriana, da colonização portuguesa.

O distrito destaca-se como o maior produtor de ostras do Brasil, com suas fazendas de ostras, vistas da praia ou dos restaurantes, de onde podemos ver a retirada das mesmas indo frescas, diretamente para a cozinha dos restaurantes locais. É o sabor da Ilha, o sabor do Ribeirão.

Logo na chegada o visitante percebe os traços definidores desta cultura ainda preservados  e muito bem cuidados, orgulho do povo local.  Casinhas simpáticas, pintadas de cores fortes e alegres, contrastam suas cores com parede rosa e janela branca, ou amarelas. Ou ainda verde com azul. As cortinas de renda ou tecido floral, nos traz o sabor e

lembranças de um tempo onde as vizinhas se encontravam e conversavam amenidades, enquanto os maridos, na maioria pescadores, puxam as redes na praia para trazer peixe fresco para casa.  

Encontramos no local a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão e o Museu Etnológico do Ribeirão da Ilha, onde encontramos documentos e algumas peças que contam a história da região.

Igreja Nossa Senhora da Lapa

igreja-nossa-senhora-da-lapa-Ribeirao-da-Ilha-Florianopolis

No Ribeirão encontramos o ponto culminante da Ilha de Santa Catarina: o Morro do Ribeirão, e do seu cume podemos avistar  a Baía Sul, parte do Sertão do Peri e maciço do Cambirela, no continente, em toda sua plenitude.

Ribeirao-da-Ilha-Florianopolis

O Ribeirão da Ilha possui praia de areia grossa e mar manso. Sua praia é  entrecortada por segmentos, mas que somam quase 1 Km e comprimento e de 2 a 15 m de largura. Possui duas praças que abrigam os freqüentadores em seus momentos de lazer e fins de emana. Possui a calma que o turista busca e boas pousadas O local é bastante aprazível. Possui bons restaurantes, principalmente à base de peixes e frutos do mar e as mais deliciosas ostras, vendidas em todo o Brasil e exterior.

Localização de Ribeirão da Ilha

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Cultura e Patrimônio Ribeirão da Ilha