Conheça as maravilhas de Florianópolis

Ilhas de Florianópolis

Ilhas em Florianópolis

ilha do campeche

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche está localizada a Leste da Ilha de Florianópolis, frente à praia de Campeche. A ilha do Campeche está próxima da costa, e é bem visivel de quem se encontra na praia, fazendo mesmo parte da maravilhosa paisagem...

Veja mais sobre a Ilha do Campeche

Ilha-anhatomirim-florianopolis

Ilha de Anhatomirim

Ilha de Anhatomirim fazia parte do antigo sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina. A Fortaleza de santa Cruz, que ai se encontra, era a principal fortificação do antigo sistema defensivo. A Fortaleza de Santa Cruz, que se encontra na Ilha de Anhatomirim foi projetada e construída pelo Brigadeiro português José da Silva Paes a partir de 1739. O sistema era composto ainda pelas fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi restaurado nas décadas de 70 e 80. É hoje um dos maiores e mais bem conservados conjuntos arquitetônicos militares do Brasil, além de umas das principais atrações turísticas de Santa Catarina.

Ilha de Anhatomirim

ilha-do-arvoredo1

Ilha do Arvoredo

A Ilha do Arvoredo está situada a norte da Ilha de Florianópolis.

Veja mais sobre a Ilha do Arvoredo

Outras Ilhas existentes em Florianópolis

Florianópolis sozinha, já é uma obra prima da Natureza. Uma Ilha rodeada de ilhas menores, formando um dos arquipélagos mais bonitos da América do Sul. De acordo com o New York Times, Florianópolis se firma todos os dias como destino turístico e merece todos os adjetivos, já cantados em prosa e verso, nas estrofes de Cláudio Alvim Barbosa:

"Um pedacinho de terra, perdido no mar.

Um pedacinho de terra, beleza sem par.

Jamais a natureza reuniu tanta beleza.

Jamais algum poeta teve tanto prá cantar..."

E assim segue a música, hino da cidade, que demonstra todo o carinho que todos sentem por Florianópolis.

Das muitas belezas que a cercam, suas ilhas, são destaques, em vários aspectos. Primeiro, pelo conjunto de harmonia que formam, pelo contraste entre o mar azul e a vegetação que as cobre e pelos mistérios que muitas ainda guardam em si.

Muitas delas, hoje, nem pertencem ao município de Florianópolis, são administradas por outras prefeituras de cidades próximas, mas devido à distância tão pequena e aos passeios que os turistas fazem, é como se pertencessem.

São ao todo 30 ilhas, a maioria desconhecida do público e raras são as que recebem turistas e visitantes. Para citarmos algumas, que não podem receber visitantes por serem área de preservação ou por apresentar risco no desembarque:

  • Ilha do Badejo – pode ser vista da praia do Santinho.
  • Ilha da Galé - onde a procriação de fragatas e atobás faz dela um santuário que não pode receber visitas.
  • Ilha Deserta - também um reduto de pássaros de espécies raras.
  • Ilha do Arvoredo - considerada uma das mais belas ilhas de Florianópolis.
  • Ilha do Mata Fome – não possui praia, somente costões de rocha.
  • Ilha dos Moleques do Norte - também é de difícil acesso, por não possuir praia para desembarque.
  • Ilha das Aranhas - segundo pesquisadores, um reduto desses aracnídeos, portanto, desaconselhável visitação além de não possuir local para desembarque.
  • Ilha Moleques do Sul, Ilha Três Irmãs e Ilha do Coral - no sul de Florianópolis, pertencem ao Parque Estadual da Serra do tabuleiro e a entrada só é permitida após autorização prévia do Gestor do Parque; o que raramente ocorre.
  • Ilha das Laranjeiras
  • Ilha Maria Francisca
  • Ilha Guarás Grande
  • Ilha Guarás Pequena
  • Ilha Perdida,

 entre outras.

Outras ilhas recebem visitação o ano todo, a saber:

Ilha do Francês - situada entre Canasvieiras e Jurerê, o acesso à esta Ilha é mais fácil por possuir praia, embora tenha costões de pedras e muita mata verde.

Ilha do Campeche - um paraíso de águas cristalinas ao sul de Florianópolis, ela possui todos os atributos num só lugar: mata. Costões de pedras, trilhas, praia de areia branca e muitos turistas que se deliciam em mergulhos onde se deparam com estrelas do mar, lagostas nadando livremente, peixes de vários tipos e cores e uma culinária muito boa.

Ilha de Ratones Grande, Ilha Ratones Pequeno e Ilha de Anhatomirim - localizam-se na Baía Norte e também estão abertas o ano todo para visitação, ideal para mergulho em suas águas temperadas e apreciação do verde que as cerca.

Em Anhatomirim, pode-se ver o Forte de Santa Cruz que lá existe há 258 anos.

Ilha de Araçatuba - pode ser visitada e o passeio é recomendado devido ao Forte de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, que data de 1742.

ilha-de-aracatuba

(ilha de Araçatuba)

Entre cantos e recantos, ilhas e enseadas, a visitação à Florianópolis jamais passará despercebida pelo turista e a bagagem que ele levará da Ilha ficará em sua lembrança para sempre: história, cultura, laser, gastronomia e diversão, respeito à Natureza, praias lindas, limpas e cuidadas, preservação ambiental de um modo geral, daqui é o que se leva.

E fica aquele gostinho de "quero mais".

Obrigado Florianópolis pela boa energia que transmite...

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Ilhas