Conheça as maravilhas de Florianópolis

Barra da Lagoa

barra-da-lagoa

A Barra da Lagoa é um distrito de Florianópolis. Antes pertencia à Lagoa da Conceição, mas foi desmembrada da mesma.

Os 4,75km² estão em uma área privilegiada, incrustrados entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta e traspassados pelo Canal da Barra, que liga as águas da Lagoa com as águas do mar. A Barra, como é conhecida pelos locais, é um importante núcleo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina e recebe a cada ano um número maior de turistas, atraídos pelas belezas naturais e pela cordialidade dos manezinhos (como é carinhosamente conhecido o povo local, o nativo), que tratam a todos como velhos conhecidos. Até algumas décadas atrás era basicamente uma vila de pescadores. Com o crescimento do turismo, começaram a surgir casas de veraneio.

barra-da-lagoa

Para receber quem vem de fora, a região conta com várias pousadas e restaurantes.

Oficialmente, a praia da Barra da Lagoa conta com 650m. No entanto ela se confunde e se liga à da praia do Moçambique, o que faz parecer que a sua orla tenha mais de 8 km de extensão. Com isso, podemos realizar longas caminhadas nas areias brancas e finas. O mar possui ondas suaves, que permitem a prática do surfe, porém não representa maiores riscos e não assusta os banhistas mais inseguros. A correnteza do Canal da Barra acaba freando as ondas do mar aberto, o que ameniza por isso é um mar agradável. De qualquer maneira, um posto Salva-Vidas mantém a ordem e a segurança na praia.

A região é provida de vários restaurantes que servem frutos do mar preparados à moda local. Há vários anos realiza-se a festa da tainha, um peixe muito apreciado e abundante na região, por ocasião da época em que a pesca ocorre com abundância (por volta de julho).

A Ponte Pênsil existiu até o ano de 2006, sendo uma atração no do Canal da Barra. Foi substituída por uma ponte que nos leva a uma trilha passando pelos casebres da comunidade local e dá acesso a uma pequena praia cercada por rochas e sítios arqueológicos. Após esta praia encontram-se costões, até a praia da Galheta, reduto de naturistas.

Localização da Barra da Lagoa

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Lagoas Barra da Lagoa