Conheça as maravilhas de Florianópolis

Praias em Florianópolis

praia-da-armacao-florianopolis

Praia da Armação

Localizada a 22km do centro de florianopolis, perto da praia do Morro das Pedras e da Lagoa do Peri.

Com ares de aldeia, a Praia da Armação - um importante sítio arqueológico localizado ao sul da ilha, foi muito importante para o desenvolvimento da região. Atualmente, ela é palco de muitas atividades e diversão para todos, e o turismo de observação de baleias e golfinhos é uma das suas principais atrações. Suas águas, além de ótimas para banhos, ainda apresentam boas ondas para a prática do surf. Com excelentes restaurantes, a gastronomia especializada em frutos do mar é um ponto alto do passeio. E, para quem se interessa por história, a Igreja Sant'ana, construída em 1772, vale a visita.

Veja mais sobre a praia da Armação

praia barra-da-lagoa

Praia Barra da Lagoa

Situada a 20km do centro de florianopolis, entre a Praia da Galheta e a Praia de Moncambique.

O distrito da Praia da Barra da Lagoa conta com 4,75km² estrategicamente localizados entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta. Para atravessar o canal que traspassa a praia, o Canal da Barra, foi construída uma ponte Pênsil que chama muita atenção dos visitantes. Atraídos pela praia de areias brancas e mar com ondas suaves, mais turistas aportam por lá todos os anos. Para recebê-los, a região conta com várias pousadas e restaurantes especializados em frutos do mar, além de muita hospitalidade. No mês de julho, a Festa da Tainha celebra a abundância deste peixe.

Praia Barra da Lagoa

Praia Brava

Praia Brava

Praia Brava está localizada a 38 km do centro de Florianópolis, entre a praia dos Ingleses e e praia da Lagoinha.

Com pouco mais de 1,5 quilômetros de extensão, a praia Brava é uma das mais badaladas da região. Diferente das outras praias do norte da ilha, suas ondas fortes atraem surfistas de todo o País. Protegida por morros, para chegar à Brava é necessário passar por um mirante, que oferece uma panorâmica paradisíaca da praia. A faixa de areia clara e fina pode chegar a 150 metros de largura, e suas águas límpidas têm temperatura agradável. Por ser um complexo turístico e hoteleiro, possui excelente infraestrutura de restaurantes e hotéis.

Veja mais sobre a Praia Brava

praia-cachoeira-do-bom-jesus

Praia da Cachoeira do Bom Jesus

Localizada a 30km do centro de florianopolis.

De areia branca e águas cristalinas, a Praia da Cachoeira do Bom Jesus é o lugar perfeito para quem gosta de belezas naturais, mas não dispensa infraestrutura. Começa na Ponta das Canas e segue até encontrar a foz do rio do Braz, na divisa entre os distritos de Cachoeira do Bom Jesus e Canasvieiras. A cachoeira que dá o nome ao local é cenário de um despontar de sol maravilhoso, enquanto no final de tarde as águas e areias da praia recebem as cores do esplêndido pôr-do-sol que se vê por lá. O mar é calmo, de temperatura agradável, ideal para banhos. Para receber os milhares de turistas na alta temporada, dispõe de vários hotéis e pousadas.

Veja mais sobre a praia da Cachoeira do Bom Jesus

praia-cacupe

Praia Cacupé

Cacupé está a 12 Km do centro de Florianópolis. Embora o turismo de massa ainda não tenha acontecido na região em grandes proporções, podemos ver dali um por de sol dos mais belos de toda a Ilha.

Veja mais sobre a praia Cacupé

praia-caieira-da-barra-sul

Praia da Caieira da Barra do Sul

Caieira da Barra do Sul é a praia localizada mais a sul na ilha de Florianópolis.

Veja mais sobre a praia Caieira da Barra do Sul

praia-do-campeche-florianopolis

Praia do Campeche

Localizada a 20km do centro de florianopolis, entre a praia do Morro das Pedras e praia da Joaquina.

Com 3 quilômetros e meio de extensão, a praia do Campeche fica entre a Joaquina e o Morro das Pedras. Lá estão as reservas ecológicas Lagoinha da Chica e Lagoinha Pequena Barradas, que apresentam dunas com vegetação rasteira que se estende pela praia. De areia fina e mar bravo, suas ondas são muito apreciadas pelos surfistas e temidas pelos banhistas. Hotéis, pousadas, bares e restaurantes compõem a excelente infraestrutura turística da região, que oferece ainda um clube de caça, tiro e pesca, além de um núcleo de folclore e tradições. Da Praia do Campeche saem barcos que levam turistas à ilha em frente, de mesmo nome.

Veja mais sobre a Praia do Campeche

praia-de-canajure

Praia Canajurê

"Canajurê" é um apelido que se dá ao encontro das praias de Jurerê e Canasvieiras, que se emendam pela areia, em sua dimensão. Não é uma praia oficial.

Veja mais sobre a praia Canajurê

praia-canasvieiras

Praia de Canasvieiras

Localizada a 27km do centro de florianopolis, entre as praias de Jurerê e a praia Cachoeira do Bom Jesus.

Fundada por açorianos em 1754, a praia com pouco mais de 2 km de areias brancas e mar calmo transformou-se num agitado balneário. Opções de lazer para a família toda é que não faltam: caiaques, passeios de banana-boat, de escuna e mergulho, além de espaços para jogar futebol, vôlei e frescobol. O centrinho funciona como uma pequena cidade, com delegacia de polícia, posto de saúde, supermercado, shopping, agências bancárias e de viagem. Em termos de animação, a noite não fica para trás: são vários bares e restaurantes com música ao vivo e casas noturnas. Muitos hotéis e pousadas dividem espaço com soluções low budget, como camping e albergues.  

Veja mais sobre a praia de Canasvieiras

praia-daniela-florianopolis

Praia Daniela

Localizada a 26km do centro de florianopolis, entre a praia do Forte e a praia do Pontal.

Daniela é uma praia calma, com muitas casas de veraneio espalhadas nos seus 3 quilômetros de extensão. Com uma larga faixa de areia fina e águas mornas e sem ondas, a praia é um paraíso para quem tem crianças. Caminhando 20 minutos em direção ao canto direito, o visitante chega na Praia do Forte, onde está a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, recentemente restaurada. Do outro lado encontra-se o manguezal, de onde é possível acompanhar a pesca de camarão, siri e berbigão. Oficialmente chamada Pontal de Jurerê, foi rebatizada por locais na década de 70, passando então a se chamar Daniela.

Veja mais sobre a praia Daniela

praia-do-forte-florianopolis

Praia do Forte

Situada a 25km do centro de Florianópolis, entre a praia de Jurerê e praia Daniel.

A Praia do Forte fica próxima ao Forte de São José da Ponta Grossa, que hoje é tombado como patrimônio histórico e cultural. Para chegar lá, é preciso pegar uma estrada íngreme e estreita a partir de Jurerê Internacional. Ou, nos dias em que a maré não está muito alta, é possível atravessar a pé o costão que separa as praias da Daniela e do Forte. A extensa faixa de areia serve para a prática de esportes ao ar livre, como futebol e vôlei de areia. Para quem preferir só relaxar e aproveitar o visual, bares e restaurantes servem deliciosos petiscos, com direito a muitos frutos do mar no cardápio.

É um dos visuais mais fascinantes do pôr-do-sol em Florianópolis.  

Veja mais sobre a Praia do Forte

praia-do-gravata2-florianopolis

Praia do Gravatá

Praia do Gratavá está localizada no leste da ilha de Florianópolis, no Morro do Gravatá, que divide a praia Mole da praia da Joaquina. Apesar da sua beleza, a praia do Gravatá é pouco frequentada e de difícil acesso.

Veja mais sobre a Praia do Gravatá

praia-da-galheta-florianopolis

Praia da Galheta

Localizada a 15km do centro de Florianópolis, o acesso é feito por uma trilha entre a praia Mole e a praia do Bom Jesus.

Praia de Nudismo

A Praia da Galheta é um passeio imperdível para os amantes do naturismo. Com ondas frias e beleza selvagem, a região vem sendo utilizada como praia de nudismo desde 1986. Apesar de sua localização, entre duas das praias mais movimentadas da Ilha de Santa Catarina - Barra da Lagoa e Mole, o pequeno paraíso da praia da Galheta é uma região semideserta. Quem quiser apreciar a areia branca e as montanhas cobertas por vegetação da Mata Atlântica pode se aventurar, já que a prática do nudismo não é obrigatória. Há ainda sítios arqueológicos com inscrições rupestres que datam de 6 mil anos.

Para a praia de naturismo obrigatório, conheça também a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, cerca de 1 hora e meia de Florianópolis.

Veja mais sobre a Praia da Galheta

praia-dos-ingleses-florianopolis

Praia dos Ingleses

Situada a 36km do centro de Florianópolis, entre a praia Brava e a praia do Santinho

A Praia dos Ingleses ganhou esse nome graças a um navio que encalhou por lá, por volta de 1831. Uma das preferidas pelos turistas, mantém a tradição dos colonizadores açorianos e, no verão, é um dos principais destinos de viajantes sul-americanos. Há ondas médias e a temperatura da água chega a 22° C. Um passeio muito popular é atravessar as dunas caminhando. Já durante o inverno, as manifestações culturais tomam conta da região, com a pesca da tainha, as festas religiosas e as apresentações folclóricas.

A maioria dos estabelecimentos tem atendentes que falam espanhol. 

Veja mais sobre a Praia dos Ingleses

jurere-internacional-florianopolis

Praia de Jurerê Internacional

Localizada a 23km do centro de Florianópolis, entre a praia de Canasvieiras e Jurerê Internacional

Uma das praias mais tradicionais da ilha, ante chamada Praia da Ponta Grossa, hoje Jurerê, foi ponto importante para defesa da ilha de Santa Catarina. Seus mais de 3 quilômetros de extensão com areias brancas e água límpida de temperatura agradável atraem turistas do mundo todo. Quem gosta de praticar esportes também encontra ali excelentes opções, como jet-ski, banana-boat, caiaque, barco à vela, esqui aquático ou passeio até a Ilha do Francês, situada em frente à praia. Oferece ainda infraestrutura de alta qualidade, com excelentes hotéis, lojas e restaurantes.

Outro ponto alto de Jurerê é sua famosa vida noturna, frequentada por gente bonita e animada, visto que é uma praia muito badalada e frequentada por muitas celebridades.

Veja mais sobre a Praia de Jurerê Internacional

praia-da-lagoinha

Praia da Lagoinha

Localizada entre a praia Brava e a praia da Cachoeira do Bom Jesus.

A Praia da Lagoinha é, na verdade, um estuário, dividido em mar e lagoa de água doce, formada por vários pequenos rios. A praia, de areias finas e ondas calmas, começa no início na costa esquerda da Ponta do Rapa e se estende até a ponta da Lagoinha, com um traçado em semicírculo, tendo mais à direita o deságue da pequena lagoa. O local, cheio de hotéis, pousadas e casas de veraneio, possui a melhor vista de Ilha de Arvoredo, e é altamente disputado durante o verão.

Para pegar um bom lugar na areia é necessário chegar cedo. 

Praia da Lagoinha

praia-da-joaquina

Praia da Joaquina

Situada a 15km do centro de florianopolis.

A Praia da Joaquina apresenta uma das melhores infraestruturas em Florianópolis. Palco de vários festivais de surfe, a Joaca - como é chamada pelos habitués, é frequentada por gente jovem e bonita, que usa suas areias para a prática de esportes. Uma outra grande atração são suas dunas enormes, onde os frequentadores praticam o sandboard, deslizando sob as areias com pranchas que podem ser alugadas por lá mesmo. É IMPERDÍVEL, há muito divertimento e aventura. Há também estacionamento pago, sanitários, salva-vidas, posto policial, loja de artesanato, bares, restaurantes e hotéis. 

Praia da Joaquina

praia-do-mocambique-florianopolis

Praia de Moçambique

Localizada a 29km do Centro de Florianópolis, entre as praias da Barra da Lagoa e Santinho

Moçambique é um molusco semelhante à ostra, que era encontrado abundantemente nas areias da região. Daí veio o nome Praia de Moçambique - também conhecida como Praia Grande. O local faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, por isso não possui nenhuma construção e tem mais de 7 quilômetros de areias claras, quase intocadas pelo ser humano. A praia só fica movimentada durante a alta temporada, quando surfistas enfrentam as águas profundas e límpidas em grandes ondas.

Para quem gosta de explorar a natureza selvagem, há três serviços de camping localizados no interior do Parque Florestal.

Veja mais sobre a Praia de Moçambique

praia-mole-florianopolis

Praia Mole

Localizada no sudoeste da ilha de Santa Catarina.

A Praia Mole é uma das mais badaladas de Floripa. Com águas frias e ondas especiais para prática do surfe, a praia aberta para o Oceano Atlântico virou point de gente jovem e descolada. O charme da paisagem fica por conta da vegetação rasteira que contorna as águas cristalinas com pequenos arbustos. A praia fica à beira da rodovia e é totalmente aberta ao público. Há estacionamento gratuito, pista de decolagem de parapente e bares que funcionam, inclusive, durante a noite. Durante o verão é muito frequentada também pelos turistas LGBT ao moderno som de muita música eletrônica. 

Praia Mole

praia-morro-das-pedras

Praia Morro das Pedras

Situada a 22km do centro de Florianópolis, entre a praia de Campeche e a praia da Armação.

A Praia do Morro das Pedras oferece um espetáculo inesquecível aos seus visitantes: o mar se chocando contra as pedras, fazendo com que as águas sejam lançadas a vários metros de altura. Essa maravilha da natureza pode ser apreciada do mirante que oferece estacionamento e local para fotos. Praia de ondas largas e fortes, é muito procurada pelos surfistas, porém muito agitada para banhos. De fácil acesso, sua beleza intacta atrai muitos visitantes que aproveitam a excelente infraestrutura de hotéis, restaurantes e outros serviços.

Vale a pena visitar a "Casa de Retiro" dos padres jesuítas, construída no topo de uma colina com pedras extraídas do próprio local.

Veja mais sobre a Praia Morro das Pedras

praia-ponta-das-canas-florianopolis

Praia Ponta das Canas

Praia de Ponta das Canas destaca-se por ser uma praia pequena, quase familiar, onde turistas e moradores locais se entendem e se divertem durante a temporada de verão.

Veja mais sobre a praia Ponta da Canas

praia-pantano-do-sul

Praia do Pântano do Sul

Localizada a 28 km do centro de Florianópolis, perto da praia da Lagoinha do Leste.

O Pântano do Sul é umas das mais tradicionais praias de pesca e guarda umas das mais importantes reservas arqueológicas de Florianópolis. O nome deve-se ao fato de que toda a faixa a oeste da praia era pantanosa. A praia tem muitas embarcações baleeiras e se destaca pela pesca. Os visitantes podem aproveitar o mar agitado e as belas paisagens contando com uma infraestrutura boa, que traz ao local alguns bares e bons restaurantes especializados em frutos do mar.

Veja mais sobre a Praia do Pântano do Sul

praia-do-matadeiro-florianopolis

Praia do Matadeiro

Localizada a 25km do centro de Florianópolis, o acesso à praia é feito através de 1km de trilha, tanto pela praia da Armação, como pela praia da Lagoinha do Leste.

Localizada entre as praias da Armação e Lagoinha do Leste, a praia do Matadeiro tem acesso somente a pé, atravessando um pequeno rio. O caminho pitoresco e agreste, cercado por morros cobertos de vegetação nativa, atrai muitos turistas que buscam tranquilidade nas suas areias finas e claras durante o verão. Alguns bares servem bebidas e petiscos para os visitantes. É também adorada pelos surfistas, que encontram ali o que mais procuram: ondas fortes, largas, ideais para o esporte.

E por falar em esporte, vôlei, frescobol, futebol e mergulho também são muito praticados por ali.

Praia do Matadeiro

praia-naufragados

Praia dos Naufragados

Localizada a 40 km do centro de Florianópolis, o acesso à praia é feito por uma trilha de aproximadamente 3k.

Em 1753, uma tempestade inesperada na costa de Santa Catarina fez com que os imigrantes açorianos perdessem suas embarcações para o mar. Daí, batizou-se a Praia dos Naufragados, que se estende desde a ponta do mesmo nome até a Ponta do Frade, formando uma grande enseada, em curva aberta para o Oceano Atlântico. Ao centro da praia está uma cachoeira, um presente da natureza pelo ocorrido. Quem quiser desfrutar de tanta beleza com mínima infraestrutura precisa caminhar pelas trilhas. A Costa que protege a praia faz com que o acesso por veículos terrestres seja impossível.

Veja mais sobre a Praia dos Naufragados

praia-ribeirao-da-ilha-florianopolis

Praia Ribeirao da Ilha

Situado no sudoeste da ilha de Santa Catarina.

O nome Ribeirão da Ilha surgiu de um pequeno rio que ficava no local onde se instalou uma comunidade. A região, que já chegou a ser habitada por seis mil açorianos na época da colonização, tem muitos atrativos. São várias praias pequenas, de águas claras e areia grossa, ideais para banhistas. As casas mostram bem os costumes portugueses, com paredes rosas e janelas amarelas ou brancas. A região é palco ainda da tradicional Festa do Camarão, e abriga a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão e o Museu Etnológico do Ribeirão, típicos destinos turísticos de Florianópolis.

Veja mais sobre a a praia Ribeirao da Ilha

praia-do-saquinho

Praia do Saquinho

Localizada entre as praias da Solidão e Naufragados, o Saquinho é um praia com aproximadamente cinco quilômetros de extensão. Esta praia mantém-se isolada do resto da ilha, sem acesso a estradas e energia eletrica, vivem algumas dezenas de famílias, que aproveitam o pequeno paraiso de areias brancas e aguas transparentes.

Praia do Saquinho

praia-do-santinho-florianopolis

Praia do Santinho

Localizada a 40 km do centro de Florianópolis, entre a praia de Moçambique e a praia dos Ingleses.

A Praia do Santinho é um destino perfeito para quem gosta de curtir a natureza. O que sobra de tranquilidade nas areias, no entanto, falta no mar. A praia tem ondas bem fortes e a grande atração do local são as inscrições rupestres, que ficam em um paredão de diabásio preto e foram feitas pelos povos caçadores, pescadores e coletores da Ilha, há mais de 5 mil anos.

Veja mais sobre a Praia do Santinho

praia-santo-antonio-lisboa-florianopolis

Praia de santo Antônio de Lisboa

Situada a 13 km do centro de florianopolis, entre as praias de Sambaqui e Cacupé.

Santo Antônio de Lisboa fica a noroeste da Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis. Foi uma das primeiras comunidades fundadas por imigrantes açorianos quando chegaram à ilha, na metade do século XVIII. Hoje a região é porto e posto de alfândega, e é conhecida como reduto de belas construções e paisagens. Lá foram conservados costumes tradicionais, como a Festa do Divino Espírito Santo, o Terno de Reis e o Cacumbi. O passeio também pode ser aproveitado para se deliciar com os restaurantes que servem os frutos da pesca local e para comprar artesanatos de cerâmica e rendas de bilro.

Praia de santo Antonio de Lisboa

praia-sambaqui-florianopolis

Praia de Sambaqui

Situada a 17km do centro de Florianópolis, próximo de Santo Antônio de Lisboa

O mar tranquilo e o deslumbrante pôr-do-sol são suficientes para entender por que Sambaqui foi escolhido como residência pelos primeiros imigrantes açorianos. Até hoje a paisagem e a vista panorâmica da Baía Norte e do Continente atrai visitantes de todas as partes do mundo para o vilarejo de pescadores. Fora a natureza deslumbrante, o vilarejo ainda oferece atrações como bares e restaurantes e shows de manifestações folclóricas como o Boi-de-Mamão, a Ratoeira e o Pau de Fita, apresentado pelos próprios membros da comunidade. Como não há pousadas no vilarejo, o indicado é hospedar-se em Santo Antônio de Lisboa.

Veja mais sobre a praia de Sambaqui

praia-da-solidao

Praia da Solidão

Localizada a 30km do centro de Florianópolis, a sul da praia do Pântano do Sul A Praia da Solidão, como o próprio nome sugere, é um refúgio retirado e escondido, que oferece beleza e tranquilidade a quem a visita. Para chegar até a pequena enseada entre a Costa de Dentro e o Saquinho, é preciso caminhar um pouco a pé ou subir inclinadas ladeiras de carro. Águas claras, areias brancas e morros verdes de Mata Atlântica garantem uma das mais belas paisagens de Florianópolis. Ao fim das faixas de areia, a natureza ainda presenteia os visitantes com uma cachoeira, que forma uma piscina limpa de água natural.

Veja mais sobre a Praia da Solidão

Praia Tapera do Sul

Praia Tapera do Sul

Localizada no sul da ilha, a 27 km do Centro de Florianópolis, próxima do Aeroporto Hercílio Luz.

Praia da Tapera é formada por uma pequena baia, frente à ilha das Larangeiras. Com águas limpas, calmas, é uma praia boa para disfrutar na companhia de crianças.

Preferida por banhistas locais e pescadores, esta praia é local de cultivo de ostras e outros mariscos.

Para chegar à praia após contornar o Aeroporto, encontrará à Praia da Tapera.

Veja mais sobre a Praia Tapera do Sul

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Praias