Conheça as maravilhas de Florianópolis

Praia da Armação

praia-da-armacao

A praia da Armação foi, de 1772 até 1910, um dos centos econômicos mais importantes da Ilha de Santa Catarina. A atividade da pesca da baleia, naquela época, permitida, fez com que se instalasse ali um grande núcleo de família de pescadores. A Armação era o lugar onde se produzia óleo das baleias já mortas, utilizado para a iluminação de postes de ruas e casas. Além do óleo utilizava-se também a carne da baleia, as barbatanas e a gordura.

Naqueles tempos, esta pesca predatória quase levou à extinção das baleias desse litoral.

Hoje, a pesca da baleia é proibida, sua preservação fortemente defendida e o turismo de observação de baleias é um forte atrativo na região.

O que resta da época de movimento econômico é a famosa igreja de Sant’Anna, construída em 1772, onde os padres rezavam sua missas, de onde os padres desciam e benziam as embarcações e os pescadores se confessavam e comungavam naquela época, antes de se aventurarem no mar. Hoje em dia pouco resta da fachada original da igreja, mas ainda vale a pena uma visitação.

A Armação hoje conta com pousadas, hotéis e boa infra estrutura para turistas. É uma extensa praia com 3 Km e meio e uma largura que varia de 2 a 50 metros. Dista apenas a 22 Km do centro de Florianópolis mas ainda vemos nesta praia traços de uma pequena aldeia com seus 8 mil habitantes fixos, cujo número dobra nos meses de verão. Os aldeões convivem bem com este fluxo de turistas e com os surfistas que aproveitam suas boas ondas.

A praia da Armação é visitada para turísmo e para a prática de desportos, como o surf... É um local da ilha de Florianópolis que merece bem visitar.

Devido a este aumento populacional nos meses de verão, as opções noturnas se instalaram na Armação, novos bares oferecem petiscos deliciosos, restaurantes e pousadas surgem a todo instante. Os passeios de barco são outro atrativo que nos meses quentes levam o turista para a Ilha do Campeche, uma das mais visitadas nas proximidades de Florianópolis.

Entre a Praia da Armação e a Praia do Matadeiro, encontramos um excelente local, alto, uma pequena montanha, que podemos escalar a pé. Esta pequena montanha serve de observação para um lindo por de sol e uma lua cheia das mais bonitas de se ver nascer.

O centrinho da Armação fica numa das extremidades da praia, onde tudo acontece, onde se encontra o agito, o comércio, a vila dos pescadores, mas caminhando-se para a extremidade oposta, encontramos muito sossego.

Pode chegar na Armação seguindo as placas sentido sul da Ilha.

Localização da praia Armação

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Praias Praia da Armação