Conheça as maravilhas de Florianópolis

Praia da Galheta

praia-da-galheta

Praia da Galheta está catologada como praia de nudismo. Há algo de mágico e encantador nesta praia, espremida entre duas praias de grande badalação em Florianópolis, a saber, a Praia Mole e a Barra da Lagoa. Sendo uma praia praticamente deserta, com difícil acesso, sua preservação e tranqüilidade chamam a atenção dos amigos da paz e da natureza.

O acesso a esta Praia e dá por uma trilha de 300m que começa na costa norte da Praia Mole.

Na Galheta não existe a infra estrutura que encontramos na maioria das praias da Ilha; lá não existem bares e restaurantes, apenas o visitante e a natureza exuberante à sua volta. Pequenas cachoeiras de água doce ajudam os visitantes a se refrescarem durante os dias de calor e se reenergizarem em contato direto com a natureza. Sua extensão é de aproximadamente 900m de areia branca e fina, pedras a cercam por todos os lados e o morro que recebe o mesmo nome e a separa da Mole, propicia a prática do Naturismo, ou nudismo, conforme autorização pela Lei CMF no. 195/97.

Este resultado deu-se pelo esforço do trabalho persistente e o apoio do vereador Márcio de Souza e do deputado Fernando Gabeira. A Lei reza que “a prática de nudismo dar-se-á exclusivamente na praia da Galheta, sem entretanto, caráter de obrigatoriedade.”

Nas praias em Florianópolis, cada uma tem a sua própria magia. E quando quiser passear numa praia em Florianópolis, da forma mais natural,... passe pela Galheta. É uma praia linda!

Galheta é a única praia de nudismo da Ilha de Florianópolis.

Seus freqüentadores naturistas sempre se preocuparam com sua preservação e com trabalho e determinação criaram a AGAL (Associação dos Amigos da Galheta), uma entidade sem fins lucrativos que luta pela preservação de suas belezas naturais, da fauna e da flora locais. Os naturistas tem se destacado como verdadeiros guardiões da praia recolhendo lixo, lutando contra ocupações indevidas, contra a má utilização do solo mas principalmente recuperando a vegetação através de plantio de árvores.

Seu mar é de águas limpas e transparentes, calmas em alguns pontos da praia, mas com algumas ondas que atraem os amantes do surf.

Outro forte atrativo deste recanto de belezas naturais são as inscrições rupestres, com marcas nas pedras simbolizando utensílios domésticos, oficinas líticas, o que marca a presença de povos nesta área há mais de 6 mil anos atrás.

Localização da praia Galheta

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Praias Praia da Galheta