Conheça as maravilhas de Florianópolis

Voltar ao Início Florianópolis Praias Praia dos Naufragados

Praia dos Naufragados

praia-naufragados

A Praia dos Naufragados deve seu nome a um episódio que data de 1753 quando um navio da Corte Portuguesa que ia para o Rio Grande do Sul naufragou na costa da Ilha e 77 sobreviventes aqui se instalaram. É a mais sul das praias da Ilha, tendo sua extensão 1 Km e meio e uma largura de 15 a 100 metros.

Dista 42 Km do centro de Florianópolis e a chegada à Praia se faz através de uma caminhada que pode ser considerada uma das mais bonitas e ecológicas entre as praias isoladas da Ilha. Não há a mínima possibilidade de se chegar de carro. O mais perto possível que o automóvel chega é até a Caieira da Barra do Sul; daí segue-se a pé por 3,5 Km, através do morro, no meio da natureza, em subidas e descidas e terreno difícil e acidentado porém repleto de lindos panoramas naturais.

O local é ideal para quem gosta de trekking e acampamentos, pois a infra estrutura é precária e para quem quer ficar mais tempo nesta praia, é necessário uma barraca de camping e suprimentos. A pescaria nos seus costões é outro atrativo procurado por quem gosta deste tipo de turismo de aventuras.

Em frente a esta praia fica a ilha de Araçatuba, onde se encontra a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, construída em 1744. À esquerda da praia podemos ver as Ilhas Três Irmãs e as Ilhas dos Moleques do Sul, o que propicia um lindo e encantador visual.

Estando na praia, temos o benefício de uma pequena cachoeira chamada Cachoeira dos Naufragados, quase no centro da praia que permite refrescantes banhos de água doce após o mergulho no mar.

A areia da praia é fina, branca e muito limpa sendo o mar de ondas altas e largas, principalmente quando sopra o vento sul. Os morros em volta dificultam o acesso por terra mas fornecem uma paisagem de rara beleza.

Localização da praia Naufragados

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Praias Praia dos Naufragados