Conheça as maravilhas de Florianópolis

Praia Matadeiro

praia-do-matadeiro

Seguindo-se por uma trilha de uns 200m pela Praia da Armação, chegamos a um verdadeiro paraíso de rara beleza, a Praia do Matadeiro.

Infelizmente o nome veio da antiga prática de se matar as baleias que eram pescadas na Praia da Armação. Os pescadores montavam suas armadilhas na Armação e o abate final era feito na Praia do Matadeiro. Esta foi uma época feia na página da economia da Ilha de Florianópolis que os habitantes de hoje preferem esquecer. Graças a todas as Leis de Proteção esta matança não mais existe, as baleias são protegidas e voltam à praia para ter e cuidar de suas crias. Hoje a praia é um local onde barcos de pesca vão ao mar para a pesca da garoupa e onde mergulhadores se encantam com a beleza do fundo do mar.

A Praia do Matadeiro fica ao sul de Florianópolis, distante 25 Km do centro. Suas areias são limpas, claras e firmes, porém o mar é para os corajosos e pessoas que sabem nadar bastante bem (devido a grande repuxo) ou praticantes de surf. Como é mar aberto e ondas bravias, um vento permanente favorece a prática de windsurfe, muito apreciado pelos amantes de esportes radicais. A água é fria e transparente.

A extensão da praia é de pouco menos de 1 Km e a largura fica entre 8 e 12 metros.

Na Praia do Matadeiro o turista pode contar com alguma infra estrutura de bares e restaurantes na época de alta temporada. O acesso à praia é a pé, atravessando um pequeno rio que vem da lagoa do Peri. Algumas casas de veraneio são encontradas e alguns moradores também, amantes da natureza, esta, exuberante ao redor da praia. Como não se pode chegar de carro, os moradores mantém os seus na praia da Armação e seguem pela trilha, em busca do conforto e do silêncio. Pássaros são os “despertadores” da manhã de cada habitante que escolheu este lugar para fixar residência e a harmonia entre o homem e a natureza é uma constante.

Localização da praia Matadeiro

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Praias Praia Matadeiro