Conheça as maravilhas de Florianópolis

Praia Sambaqui

praia-sambaqui

A Praia do Sambaqui guarda uma particularidade: ela é um refúgio para os moradores, um local restrito, de turismo interno, sem instalações hoteleiras. Caso o turista se interesse em conhecer e se instalar por um tempo na Praia do Sambaqui, ele precisará alugar casa de veraneio.

Com mais de 1Km de areias e uma largura que varia de 0 a 25 metros, Sambaqui pertence ao distrito de Santo Antonio de Lisboa dista 16Km do centro de Florianópolis.

O nome Sambaqui foi primeiro falado pelos índios Carijó e quer dizer: um monte de lixo que não serve para uso. Deduz-se que a praia por apresentar uma enorme quantidade de conchas e resíduos de frutos do mar, areia grossa, cascas de ostras, restos de esqueletos, denotando que houve, em tempos remotos, primitivos habitantes nesta praia.

Na sua quase totalidade de extensão, vemos casas construídas, raramente com espaços de areia para o público em geral. A grande atividade na Praia do Sambaqui é a maricultura, bastante desenvolvida e a pesca de peixes e camarões também tem seu dinamismo.

Da praia conseguimos ter um belo visual à nossa frente, com vista panorâmica para a Baía Norte e o Continente. Casas do século XIX são mantidas em todo seu encanto. Aproveitando esta vista, alguns bares foram instalados nos últimos anos, recebendo quem queira degustar os petiscos oferecidos.

A comunidade tenta com todo esforço manter suas tradições, incentivando grupos de danças folclóricas pelos próprios membros da comunidade, na idéia de manter suas raízes açorianas, como o "Pau de Fita" e o conhecido e famoso "Boi de Mamão", uma relíquia da Ilha.

Localização da praia Sambaqui

Situada a 17km do centro de Florianópolis, à direita de Santo Antônio de Lisboa e com a praia da Daniela a norte

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Praias Praia Sambaqui