Conheça as maravilhas de Florianópolis

Praia Santinho

praia-do-santinho

Distante 40 Km do centro de Florianópolis, a Praia do Santinho é o lugar ideal para quem busca principalmente tranqüilidade e pelos amantes da natureza. É um local mágico, místico e atual ao mesmo tempo.

Sua praia é considerada uma das melhores do Norte da Ilha de Florianópolis pois mistura a contemplação de uma beleza paradisíaca com uma excelente infra estrutura para o turismo.

É bastante freqüentada pelos surfistas que consideram que ali encontram-se as condições ideais para a prática do surf.

No costão esquerdo da praia, onde o mar é mais forte ainda, os surfistas dividem espaço com os pescadores, porque neste local o banhista não se atreve a entrar. A extensão desta praia é de 2.20m de areia branca e fina. A largura varia de 10 a 120 metros.

Ela integra o distrito dos Ingleses do Rio Vermelho, ficando entre a Ponta das Aranhas e o Morro dos Ingleses, onde liga-se à mesma pelas dunas, cuja beleza faz aumentar ainda mais a vontade de ficar na praia.

Inicialmente era praia exclusiva de pesca, com “muito respeito” como dizem os pescadores locais, visto ser um mar traiçoeiro e perigoso.

Aos poucos tornou-se também um excelente local para o turismo devido a tanta beleza natural. Além desta beleza e de suas águas limpas e transparentes, encontramos a maior reserva de inscrições rupestres da Ilha de Florianópolis. Essas inscrições datam de mais de 5 mil anos, e segundo pesquisas intensas permanentes na região, eram inscrições feitas por caçadores e pescadores da Ilha. Um paredão de aproximadamente 3 m quadrados serve para que o visitante se encante com essas inscrições, sinais gravados profundamente na rocha representando as mais diversas atividades dos homens daqueles tempos. Círculos concêntricos com pontos no meio ou linhas, na rocha podem ser vistos juntamente com linhas onduladas, ou paralelas e figuras estilizadas de homens.

O nome “Santinho” vem do costume que os pescadores antigos tinham de rezar em frente a essas inscrições, fazerem oferendas, rezarem e pedirem proteção dos santos.

De acordo com a legislação brasileira todo o Sítio Arqueológico é Patrimônio Histórico e área de preservação permanente.

O Costão se firmou como pólo turístico, onde encontramos, entre outras opções, um grande resort, de fama internacional desde 1985.

O turista conta também com outras opções de hospedagem, com excelentes restaurantes e uma ótima rodovia de acesso.

Vista da praia do outro extremo

vista-sul-praia-do-santinho

Localização da praia do Santinho

Localizada a 40 km da cidade de Florianópolis, entre a praia de Moçambique e a praia dos Ingleses.

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Praias Praia Santinho