Conheça as maravilhas de Florianópolis

Trilhas em Florianópolis

Trilhas de Florianópolis

Trilha Naufragados, Trilha Praia do Saquinho, Trilha Cachoeira da Solidão, Trilha Lagoinha do Leste, Trilha Peri / Ribeirão, Trilha Ilha do Campeche, Trilha Praia do Gravatá, Trilha Poção, Trilha Costa da Lagoa, Trilha Barra / Galheta, Trilha Monte Verde / Costa, Ratones / Lagoa, Trilha dos Macacos, Trilha do Costão do Santinho

Falar de trilhas em Florianópolis é falar de levantar cedo da cama, calçar um sapato confortável e sair para uma aventura, que pode levar alguns minutos ou o dia todo.

São muitas as opções de trilhas na Ilha, aliás, fazer trilha faz parte de uma cultura instalada. Muitos grupos são trilheiros por "paixão" e fazem as mais variadas trilhas com um propósito muito nobre: limpar a trilha, para que outros a aproveitem mais. Infelizmente alguns turistas não tem consciência ecológica e deixam garrafas, latas e sujeira por onde passam, mesmo com tantos cartazes alertando que deve-se manter o caminho limpo, assim como as praias.

Outros vão fazer a trilha para se sentir em contato direto com a natureza, como se diz: "recarregar" as baterias.

São muitas as trilhas de Florianópolis, algumas ainda desconhecidas do turista comum, sendo feita apenas pelos mais corajosos e aventureiros.

Trilha do Costão do Santinho

Podemos destacar a trilha do Costão do Santinho, como uma das mais visitadas, devido ao estado de conservação e conforto para o turista e acima de tudo pelo Museu a Céu Aberto que exibem as inscrições rupestres.

Veja mais sobre a Trilha do Costão do Santinho

Trilha Naufragados

Trilha dos Naufragados - Uma trilha que conta a história de um navio naufragado, um dos últimos redutos de paz e sossego no sul de Florianópolis.

A trilha da Praia do Saquinho é uma aventura de verdade; seu caminho é percorrido praticamente entre subidas e descidas e nada se encontra no meio do caminho, a não ser a natureza em sua forma virgem. Luz elétrica, alimento e água potável vão se distanciando à medida que a trilha é percorrida.

Veja mais sobre a Trilha Naufragados

Trilha Lagoinha do Leste

A trilha da Lagoinha do Leste - considerada um paraíso ecológico em toda sua extensão.

Veja mais sobre a Trilha Lagoinha do Leste

Trilha Praia do Saquinho

A trilha Praia do Saquinho de 2 horas e meia é íngreme, de solo irregular e necessita de certo preparo físico para seguir adiante. Embora seja uma trilha bem demarcada, é necessário que o visitante esteja preparado com água e mantimentos.

Veja mais sobre a Trilha Praia do Saquinho

Trilha Cachoeira da Solidão

A trilha da Solidão - faz jus ao nome. Uma das trilhas mais remotas de Florianópolis, o visitante atravessa morros e rios para chagar ao seu destino. Embora tão distante da "civilização", é uma trilha fácil e rápida.

Veja mais sobre a Trilha Cachoeira da Solidão

Trilha Peri / Ribeirão

Trilha Peri / Ribeirão - magnífica pelos banhos de cachoeira e pelo lado bucólico do local, os antigos engenhos de cana de açúcar pelo caminho fazem desta trilha longa, mas de fácil acesso um passeio ainda mais agradável.

Veja mais sobre a Trilha Peri / Ribeirão

Trilhas na Ilha do Campeche

Trilhas Ilha do Campeche - Deixe que a Natureza te leve pelas belezas desta Ilha e suas várias opções de trilhas. Após a chegada à Ilha do Campeche, de barco, o trilheiro pode se deliciar com as seguintes opções:

  • Trilha para a Pedra Fincada,
  • Trilha para a Pedra do Vigia,
  • Trilha para o Letreiro

Veja mais sobre as Trilhas na Ilha do Campeche

Trilha Praia do Gravatá

A Trilha do Gravatá - mais conhecida como "Caminho do Gravatá", é de tirar o fôlego do trilheiro, não pelo cansaço ou dificuldade, mas pela beleza da trilha e pela chegada à belíssima praia do Gravatá. Vá pela trilha e volte de parapente- você jamais esquecerá.

Veja mais sobre a Trilha Praia do Gravatá

Trilha Poção

Trilha Poção - a mais bela cachoeira de Florianópolis se encontra nesta trilha de fácil acesso e rápida de se percorrer. Próximo à UFSC, cruza áreas de Mata Atlântica e nos leva a um poço de 3 m de profundidade onde se pode dar ótimos mergulhos.

Veja mais sobre a Trilha Poção

Trilha Costa da Lagoa

Trilha da Costa da Lagoa - 8 Km de percurso em subidas e descidas, imperdível. A parte mais mágica da Ilha da Magia, cheia de histórias e lendas, visual maravilhoso desde o Canto dos araçás até o final.

Veja mais sobre a Trilha Costa da Lagoa

Trilha Barra / Galheta

Trilha Barra / Galheta - Trilha mais sítio arqueológico, chegando a uma praia de nudismo, um caminho indígena e uma vista panorâmica fazem desta trilha uma das mais procuradas pelos turistas mais ousados.

Veja mais sobre a Trilha Barra / Galheta

Trilha Monte Verde / Costa

Trilha Monte Verde - Uma trilha que deve ser evitada por quem não conhece a região e deve ser feita apenas com guia especializado devido ao grau de risco de se perder na mata. A trilha muitas vezes se abre em mais de uma opção de caminhada e o trilheiro desavisado pode ficar na dúvida por qual caminho percorrer.

Veja mais sobre a Trilha Monte Verde / Costa

Trilha Ratones / Lagoa

Trilha Ratones / Lagoa - Uma trilha que era usada no passado para escoamento de mantimentos e que se conserva até hoje como passagem para alguns moradores que dispensam os barcos da cooperativa. É uma trilha de média dificuldade, mas o passeio vale a pena. Só a vista que se tem da Lagoa da Conceição no meio da trilha, vale o esforço. Imperdível.

Veja mais sobre a Trilha Ratones / Lagoa

Trilha dos Macacos

Trilha dos Macacos - como diz o nome, alguns macacos da espécie "Prego" ainda aparecem pela trilha durante as manhãs. Esta é uma trilha que deve ser rigorosamente evitada devido ao abandono e à vegetação ter tomado a trilha original. A mata se fecha e o risco de ficar perdido é grande.

Veja mais sobre a Trilha dos Macacos

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Trilhas