Conheça as maravilhas de Florianópolis

Voltar ao Início Florianópolis Trilhas Trilha Monte Verde / Costa

Trilha Monte Verde / Costa

Este caminho, de quase 5 Km, sai do bairro Monte Verde e vai até a Costa da Lagoa. São 2 horas de caminhada, em uma subida íngreme e trilhas secundárias. Em alguns trechos a trilha se alarga e em outros ela se estreita mais. A vista que a trilha oferece é panorâmica e podemos ver toda a Baía Norte, a Lagoa da Conceição e a cidade. O ponto de referência para o início da trilha é o Clube de Caça e Pesca, na Rua do Marfim, no bairro Monte verde. Este caminho vai margeando o riacho que forma pequenas cachoeiras e uma piscina natural, onde os moradores locais se arriscam pulando das pedras e árvores, de quase 8m de altura, para um mergulho. Mais uma queda d’água se apresenta logo à frente, por uma trilha secundária, mas aconselha-se a somente seguir por estes caminhos com a orientação de um guia local.

Continue em frente até chegar ao topo do morro, pela trilha principal. No ponto mais alto da montanha, existe uma bifurcação na trilha. À direita leva à Pedra do Urubu e à esquerda seguimos em direção ao Caminho da Costa. Este trecho é sinuoso e de mata fechada mas sem maiores riscos para o trilheiro. Na descida, a mata se torna mais densa e logo depois entra-se no Caminho da Costa. Ali, o trilheiro tem 2 opções: ou ele segue mais uns 30 min a pé até a Freguesia da Lagoa ou espera o barco que faz a ligação de todas as vilas da Costa, onde existem pontos de ônibus e chegam automóveis.