Conheça as maravilhas de Florianópolis

Voltar ao Início Florianópolis Trilhas Trilha Peri / Ribeirão

Trilha Peri / Ribeirão

Não é uma trilha de grande dificuldade ao contrário, mas podemos dizer que é uma trilha intensa. Isso se deve aos estímulos em cada pedaço da trilha, desde que começa até o final.

O início dessa jornada se dá pela SC 406, na restinga da Lagoa do Peri. Entra-se pela Pousada Além do Mar e se atravessa uma pequena estrada, e uma trilha se estreita margeando a Lagoa, em solo irregular, de areia fina e muitas raízes no chão.

O único morador da região, conhecido como S. Miro, cede sua propriedade com a gentileza dos locais, para que o trilheiro passe por ela e conheça os muitos atrativos lá existentes, como um engenho à tração animal que S. Miro ainda mantém em funcionamento e as muitas cachoeiras da trilha, sendo que a melhor e maior delas, fica bem atrás da casa dele. Vale uma parada para um refrescante banho de cachoeira. De volta à trilha, passamos pelo portão da casa dele novamente e recomeçamos a caminhada com subida em mata fechada até um canavial, de onde temos uma vista da Ilha do Campeche por um ângulo que poucos tem a oportunidade de ver. Deixando o canavial após uma caminhada, chegamos ao Sertão do Ribeirão. Basta atravessar a comunidade rural para se chegar ao Ribeirão da Ilha, na SC 401.

A extensão de quase 3 horas e meia de caminhada é o grande desafio, totalmente compensado pela beleza do local.

Imobiliária Florianópolis < Florianópolis Trilhas Trilha Peri / Ribeirão